sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Papo de Mulher - Sutiã

sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Por Ruth Lisboa

Recebi de amigos uma dessas circulares de internet com o pedido de que seja reenviada ao maior número de mulheres, porque faz uma advertência muito séria com relação à saúde de uma das partes do seu corpo feminino que eu mais admiro: os seios.

Como este blog é, também um serviço de utilidade pública testado e aprovado em inúmeras oportunidades anteriores por homens e mulheres, resolvi reproduzir aqui o arquivo PPS. A maioria das fotos faz parte do arquivo recebido. Outras, eu acrescentei para tornar mais belo ainda este post.

O texto deste arquivo, que está baseado em estudos realizados por um médico ginecologista mexicano chamado Pablo Camacho Ferman, o qual tem consultório na cidade de San Felipe, no estado de Chihuahua - México. Veio junto com o material até o telefone do ginegologista, que vou reproduzir no final, caso alguém queira tirar uma dúvida específica diretamente com o doutor.
O resumo da história é o seguinte: o Dr. Pablo adverte as mulheres que usam sutiã por períodos muito prolongados ou que dormem de sutiã de que esta pode ser a causa de um tipo de câncer de mama que resulta da pressão exercida sobre as vias linfáticas dos seios.

1- MULHERES, CUIDADO COM O USO DO SUTIÃ. 2-Você usa sutiã o dia todo, inclusive quando está em casa? Dorme com sutiã? Creio que todas deveríamos nos livrar do sutiã depois de ler este artigo.
3-Durante anos, dezenas de artigos que estudavam as causas do câncer de mama indicavam a má alimentação e a falta de exercícios como as principais causas dessa enfermidade que tem levado à morte grande número de mulheres nas últimas décadas. Somente no Brasil são mais de 10 mil mulheres mortas por ano, como conseqüência de câncer mamário.
4-Estes estudos teriam sido corretos se não fossem os casos de mulheres como o de Linda McCartney, vegetarianas totais e amantes do exercício, que também foram vítimas do câncer de mama. Talvez o artigo mais convincente que tenha lido sobre o assunto seja o que relaciona o câncer de mama com o uso do sutiã.


5-Em 'Bra and Breast Cancer Study' (Estudo de câncer de mama e sutiã), realizado nos Estados Unidos, descobriu-se que as mulheres com câncer de mama tinham antecedentes de uso de sutiãs mais apertados e por mais tempo que as mulheres que não haviam desenvolvido a doença.
6-De fato, todas as mulheres com câncer usavam sutiã por mais de 12 horas diarias. Quando uma mulher usa um sutiã apertado, seus seios se comprimem e se fecham as passagens do seio aos nódulos linfáticos, o que provoca o acúmulo de líquidos, amolecimento do tecido e a formacão de cistos.

7-Nosso corpo elimina as toxinas através das vias linfáticas. Sem dúvida, um seio comprimido por um sutiã apertado não pode realizar este processo de limpeza, o que provoca acúmulo de toxinas nos seios.


8-Os sutiãs fazem com que os seios tornem-se mais débeis e caídos, porque o seio se torna dependente do suporte artificial do sutiã e o corpo perde sua habilidade de sustentar o seio por si mesmo.


9-Esta é a razão pela qual muitas mulheres se sentem incomodadas sem o sutiã. Então, qual pode ser uma das soluções na luta contra o câncer de mama?
10-NUNCA, JAMAIS, USE SUTIÃ APERTADO! E, SEMPRE QUE POSSÍVEL, FIQUE SEM SUTIÃ!
11-De preferência, durma sem sutiã. Existe um período de tempo alentador de recuperacão da enfermidade do seio fibrocístico: de dez dias a duas semanas sem usar sutiã.

12-Muitas mulheres têm deixado de usar sutiã e têm percebido uma melhora substancial em sua saúde e em sua disposição física! A queima de sutiãs já não é um ato feminista: agora pode ser, para muitas mulheres, uma batalha entre a vida e a morte.

Nós mulheres que não dispomos de peitos pequenos e durinhos sabemos o quão insuportavel é ficar sem sutico, porém deixa-los respirar um pouco também ajuda né? É isso ai fica ai a dica.
Bom final de semana meninos e meninas.

6 comentários:

Amora disse...

gostei do post.
Eu procuro usar sutia só para trabalhar..se tiver so eu e meu marido em casa finais de semana dou uma liberada..pq nao sei pq a maioria dos sutiãs tem bojo ate pra quem usa 44...fica dificil respirar com toda aquela espuma sufocando o peito.
bjokas e bom final de semana

Unknown disse...

oi minhas queridas.
Eu acho bacana não sermos escravas desses acessorias e ficarmos montadas como SEXY 24hrs por dia..
tem meninas que vivem de espartilho aqui perto de casa..vao ate pra escolha assim.
Ui me da uma sensação de dor..as cinturas finissimas e os peitos la no pescoço.
Nao sei ate que ponto essa materia é verdade, mas ficar desconfortavel pra se sentir bela é o fim da picada.

Liberdade neles. rsrs.
bessos

Suzana Lira disse...

Ameiii o post vou passar adiante lá no meu blog também


bjooo

Jake disse...

Oi meninas
Entao.
Eu acho que toda mulher tem que se cuidar sempre. Nesse caso eu adoro a peça sutiã acho lindo mesmo...dá aquela valorizada até em mim que sou feito tabua, porem reparo mtas amigas minhas que sofrem com dores nas costas devido a numeração pequena que elas usam, dizem que 2 numeros faz diferença e que deixa os peitos menores...
Eu hein cada louco, uns querendo ter peitao e outros tentando disfarçar...mas deve ser horrivel ficar sufocada 24hrs por dia =/
beijooo

Unknown disse...

Uhuuuuu...Adorei! Vou aderir ao movimento SEM SUTIÃ. Muito obrigado pela reportagem, com toda a certeza será muito útil para todas nós. Bjãooooo

PERSEVERÂNÇA disse...

Meninas, perfeitissima essa postagem, adorei!

Blog Widget by LinkWithin
 
Provei e Gostei © 2008. Design by Pocket